Bom saber – Câncer: informação pode salvar vidas!

Câncer - Informação pode salvar vidas
A incidência de câncer tem aumentado proporcionalmente aos avanços tecnológicos e industriais, sendo que a modificação do estilo de vida expõe a população aos fatores de risco próprios do mundo contemporâneo.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) a estimativa é que em 2015, sejam diagnosticados aproximadamente 576mil novos casos de câncer no Brasil, sendo os mais frequentes: câncer de pele, próstata, mama, cólon, pulmão, estômago e útero.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 tipos de doenças que envolvem o crescimento desordenado de células, dessa forma as causas são multifatoriais. O desenvolvimento de uma patologia oncológica pode levar anos.
Podemos prevenir evitando os fatores de risco relacionados. Essas condições podem ser de origem hereditária/genética ou ambiental. Estima-se que 80% dos casos de câncer sejam resultado de exposição a fatores de risco ambientais (INCA, 2014).
Um ambiente que proporciona maior contato com diferentes “toxinas” favorece a carcinogênese: má alimentação, tabagismo, etilismo, sedentarismo, exposição à radiação, agrotóxicos e produtos de limpeza.
Ter um estilo de vida saudável previne não somente o câncer, mas várias doenças que podem levar a morte. Além de evitar essas condições e ter hábitos saudáveis, todos devem realizar exames de rotina. A detecção precoce de alterações celulares é considerada prevenção secundária e pode significar a vida!

Confira algumas dicas fundamentais relacionadas a prevenção de câncer:

  • Ingerir pelo menos 3 porções de frutas ao dia;
  • Consumir vegetais (crus e cozidos), com variedade;
  • Preferir alimentos orgânicos;
  • Evitar alimentos industrializados e bebidas alcoólicas;
  • Praticar exercícios físicos regularmente, pelo menos 30 minutos diários;
  • Não fumar;
  • Realizar atividades que proporcionem relaxamento, prazer e alegria!

Todos podem prevenir! A maioria das doenças não transmissíveis é influenciada pelo estilo de vida, especialmente a alimentação, por isso, consulte sempre que possível profissionais capacitados para cuidar de sua saúde, incluindo um nutricionista!

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>